Passado, presente e futuro

PASSADO

2000’s
No início dos anos 2000, estávamos abandonando a internet discada (com seu uso ocasional nas madrugadas e finais de semana) e nos agarrando às possibilidades que a internet ADSL, ilimitada e rápida (ainda que medida em kbps), podia oferecer.

Notem: não existia Netflix. Os filmes às vezes demoravam meses para serem lançados nos cinemas nacionais e, em relação a séries, assinantes de TV a cabo tinham que esperar às vezes anos para ver uma nova temporada.

Foi quando o compartilhamento de filmes e séries na internet começou a se popularizar entre os brasileiros. A possibilidade de assistir no dia seguinte a um episódio que havia sido lançado na noite anterior nos EUA animou todo mundo. Mas faltava uma coisa: legendas em português.

Mas legendar dá um trabalhão danado: traduzir, sincronizar e revisar uma legenda envolve muito conhecimento, pesquisa e técnica. Produzir legenda para uma série de 40 minutos pode demorar 5 horas facilmente.

Em fóruns e no IRC, surgiram os primeiros grupos dispostos a criar legendas para os filmes e séries que compartilhavam entre si. Nasciam ali os primeiros legenders, que passaram difundir também o conhecimento técnico de como produzir as legendas. De repente havia uma multidão de pessoas dando seus primeiros passos na legendagem e disponibilizando legendas para dezenas de séries e filmes semanalmente.

Talvez a série Lost tenha sido o auge da euforia em torno dos legenders. Os caras do portal Lost Brasil mantinham milhares de pessoas esperando madrugadas adentro até que as legendas fossem disponibilizadas.

2006

Após alguns anos, as coisas ficaram um pouco malucas. Além de séries e filmes que vinham do exterior e eram legendados pelos legenders, outros áreas acompanharam certas novidades:

• Perdeu a programação da TV de ontem? Alguém capturou a transmissão e compartilhou em AVI na internet.

• Precisa de um livro? Tudo bem, alguém escaneou página por página, diagramou e postou em PDF na internet. O último livro do Harry Potter tem previsão de chegar ao Brasil só no final do ano? Sem problemas, a Armada Tradutora traduz e põe na internet em 1 semana.

• Quer ouvir música? Alguém ripou a discografia da sua banda favorita e disponibilizou em MP3 na internet.

Um otimista teria visto as coisas assim: as pessoas têm necessidades que não são supridas adequadamente pela indústria do entretenimento, e por isso o compartilhamento de arquivos veio cobrir este vácuo. Esta gente tem mais filmes, séries e músicas armazenados do que jamais vão conseguir consumir na vida! Vamos mudar nossa estratégia e transformar toda esta gente em consumidores, dando acesso ilimitado a nossos acervos por um bom preço.

Mas 2006 não era um ano para otimistas. A indústria do entretenimento não entendeu o recado e foi atrás de sites de compartilhamento. Afinal, havia pirataria envolvida neste oba-oba todo.

Em um determinado dia, fecharam o maior portal de legendas da época: o LegendaZ. Mas a questão não era sobre um site, era sobre uma comunidade. Remover uma plataforma do ar não adiantou nada. Tanto que, impulsionados por uma multidão de pessoas, nas semanas seguintes surgiu o Legendas.TV

De lá para cá, talvez as duas grandes conquistas dos legenders tenham sidos: 1) estabelecer e elevar padrões técnicos de qualidade para as legendas, tornando-as profissionais e 2) ter aceitado a divisão de séries e filmes a serem legendados, para evitar competição entre equipes parceiras (e, por consequência, propiciar uma maior diversidade de títulos sendo legendados).

O resultado são as milhares de legendas exclusivas feitas por estas equipes nestes 13 anos de Legendas.TV

PRESENTE

Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, HBO Go, Disney+, NET Now, Vivo TV, Sky Play, Globo Play, YouTube, planos família, internet fibra ótica, IPTV, Game of Thrones foi exibido simultaneamento ao redor do mundo… Black Mirror Bandersnatch colocou as pessoas para modificarem os rumos do filme enquanto o assistiam.

As coisas mudaram. O mercado vem solucionando a maior parte dos problemas enfrentados na década anterior ao mesmo tempo que inova a indústria do entretenimento.

Em 2019, as legendas ainda têm alguma relevância. Parcialmente, ainda complementam algumas lacunas da indústria do entretenimento. Mas a briga de gigantes do streaming (Netflix, Amazon e Disney) marcada para se acirrar nos próximos anos tem o potencial de gerar mudanças que irão preencher estas lacunas (principalmente na questão de valor, afinal, assinar 3 ou 4 serviços de streaming a 30 reais cada não é para qualquer um, e o mercado vai se adaptar a isso, baixando preços e aumentando o acervo).

Apesar de tudo, o Legendas.TV tem enfrentando sérios problemas. O custo de operação e manutenção tem sido alto, fomos banidos de quase todas as plataformas de anúncios (sobrando apenas aquelas opções em que abrem diversos popups e propagandas duvidosas), diariamente o Google remove centenas de páginas dos resultados de suas buscas, as doações/vips não são suficientes, administradores precisam tirar dinheiro do bolso para a conta fechar no final do mês, etc.

Colocamos um resumo da situação atual na página inicial do site:

FUTURO

Chegará o dia em que a maioria das séries e filmes serão disponibilizados por streaming simultaneamente nos EUA e Brasil em qualidade 8K já legendados. Será quando a comunidade de legendas ficará reduzida, pois perderá sua função.

Pensem em MP3: o grande público já migrou para o Spotify, pois é relativamente barato e mais fácil para ouvir música do que ficar caçando MP3 na internet (é claro que não tem TUDO no Spotify, e sites com bootlegs sempre existirão). Mas a última música que você ouviu hoje no seu celular ou computador… você baixou em MP3 ou usou Spotify/YouTube?
Acontecerá o mesmo com séries e filmes.

Em resumo: o modelo de se ter acesso a séries e filmes mudará para melhor, será fácil e barato, e legendas feitas por legenders não serão mais tão necessárias.

Como administradores do Legendas.tv, e considerando nosso presente e futuro, convencemo-nos de que teremos de tomar um dos seguintes caminhos:

1. Fechar as portas. Não temos condições de bancar sozinhos o site. Sempre estivemos dispostos a dedicar longas horas diárias pelo site (que significa também abrir mão de compromissos pessoais e familiares, algo que os legenders também passam de maneira mais severa, e por isso somos gratos a tudo que eles fazem), mas ultimamente temos coberto financeiramente o site e assim não dá mais para nós mais. Estamos dispostos a fechar o site e, como último ato, disponibilizar o banco de dados de legendas publicamente (afinal, o acervo do LTV é de vocês).

2. Recorrer à comunidade e renascer. Será que o pulso ainda pulsa? Será que existe uma comunidade aqui forte e com energia o suficiente para avançarmos juntos numa nova jornada? A única saída é expandir as atividades do site.

Tomem como exemplo o arco de atividades relacionadas a séries e filmes:

Entre tantas atividades, as pessoas vêm passar 3 minutos no Legendas.TV para baixar legendas e se dispersam em outros sites e redes sociais. Nossa proposta é montar um portal onde:

• Desenvolvimento realizado pela comunidade. Entre nós há bons profissionais de TI (como programadores, designers e gerentes de infraestrutura). Precisaríamos de voluntários para pensar, desenhar, executar e manter esta ideia de portal. Utilizando novas tecnologias, o custo de operação cairia bastante.
  • Uma plataforma aberta e colaborativa que permita à comunidade criar, gerenciar e atualizar conteúdo, mantendo um banco de dados com informações e mídias sobre séries e filmes. Também seria possível a produção de notícias e matérias por qualquer membro.
  • Um sistema para registro de atividades dos usuários (filmes favoritos, episódios vistos, notas, gêneros preferidos, listas etc). Em relação a séries, o sistema permitiria rastrear o progresso de episódios já assistidos e alertar sobre episódios novos ou ainda não assistidos. Por fim, um algoritmo analisaria a atividade de usuário e lhe faria sugestões de novas séries e filmes de acordo com seus gostos pessoais.
  • Uma rede social de entretenimento que permita a seus membros interagirem com o conteúdo e os outros membros da comunidade
  • Custos mantidos pelos usuários.

Uma mistura de elementos do TheTVDB (banco de dados de filmes e séries), TVShowTime (rastreamento de séries), MovieLens (sistema de recomendação), Wordpress (criação e gestão de conteúdo para matérias e notícias) e rede social. Tudo em um só portal.

Pelos próximos 6 meses, tentaremos achar uma solução para o Legendas.TV. Caso não seja possível, até o final do 1º semestre de 2020 saíremos de cena.

Só conseguiremos juntos. Abraço a todos!!

47 Curtidas

Um resumo geral, objetivo e realista, foi o que li, atento essa explanação.
Desde o inicio acompanho vcs nessa trajetória e desejava sempre ajudar, embora fosse dificil fazer isso.
Resumindo: atualmente comecei a contribuir e farei isso sempre.
As equipes de “legenders”, o Alex como moderador, os comentários dos lançamentos, as dicas de como proceder para se chegar aos “releases”, etc.
Bem!..se depender de mim vcs nunca fecharão essa porta e o projeto para o futuro estará delineado e finalizado.
Só não sei se estarei aqui (ainda) pra ver essa evolução do site, mas…“tamos aí”, juntos.
Abraço a todos vcs.
JNeto 58… e hoje com 69…quase 70

21 Curtidas

O acervo de vocês é maravilhoso. Podem surgir mil streamings, nenhum vai ter a quantidade rica de coisas que vocês têm. Filmes, seriados e realitys antigos ainda precisam de vocês.

16 Curtidas

Eu concordo que existirão mil e uma maneiras de streamings já com legendas incluídas, mas o trabalho de vocês continuará essencial pra ripar, revisar e postar.

Eu já fiz minha contribuição, não foi muito mas antes isso do que se cadastrar em 500 streamings diferentes. Acho que se difere do spotify nisso, não é só um dominante mais, são milhões de streamings e virão mais ainda, impossível sair pagando todos.

E sempre existirão as séries de TV aberta que nunca são importadas pra cá né.

E sem contar o acervo dos filmes e temporadas antigas de séries, não sei onde acharia se não existisse o LTV.

18 Curtidas

Sem contar que é o mais organizado site da TV, o site concorrente é de doer nos olhos e sempre roubam créditos de trabalhos alheios.
Vocês sempre dão os devidos créditos.

9 Curtidas

Sou legender há alguns anos aqui no LTV ajudando algumas equipes, apesar do tempo estar bem corrido ultimamente, e me entristece muito ler que o site ameaça fechar as portas…

Antes de ajudar com as legendas, já era usuário do portal a bastante tempo, e posso dizer que não há lugar melhor na internet para encontrar legendas de qualidade!

Estou vendo que a administração está disposta a modificar o site adicionando novos recursos para (re)despertar o interesse dos usuários pela plataforma e sobreviver aos novos tempos que estamos entrando. Isso é essencial! Talvez uma integração com o banco de dados do TMDB para os filmes e TVDB para as séries deixe a interface muito mais “clean” e organizada, também seria interessante agrupar as séries por temporadas e episódios de maneira a facilitar a localização das legendas, além de dar um destaque maior as legendas de equipes parceiras e as de subpack. Adicionado a tudo isso, permitir que os usuários marquem os episódios e filmes que já assistiram/possuem, talvez seria uma forma de “prender” os usuários ainda mais ao site. Outro recurso que também ajudaria nesse quesito é o fórum, um lugar em que as pessoas poderiam através de um link na página da legenda da série ou de um filme ser direcionada para um tópico de discussão, limpando os comentários sobre a trama na página da legenda. O fórum também serviria como um espaço para os usuários conversarem diretamente com as equipes, facilitando até mesmo o ingresso de novos legenders (o que estamos precisando muito também), com tópicos sobre treinamento, tutoriais de legendagem e coisas do tipo! Isso também motivaria novas equipes a continuarem legendando até ganharem o destaque como as outras, pois elas teriam um canal melhor para se comunicar com a moderação e receber o feedback necessário.

Outros recursos que também adoraria ver seria uma barra de progressão para episódios que estão sendo legendados, um local de solicitação de legendas, um hub para os usuários logados, e um novo layout para receber todas essas atualizações.

Aqui são várias sugestões de coisas que sempre sonhei para o site, e só estou compartilhando porque senti o desejo e necessidade de mudança. Sei que para isso será necessário muito mais ajuda técnica e financeira, mas talvez essa seja a única solução para não enterrarmos o LTV. Como não posso ajudar com nenhuma das duas, só adiciono meu apelo a todos os programadores ou aqueles que estejam dispostos a ajudar com alguma quantia em dinheiro, que se sensibilizem com a causa. Enquanto isso, ficarei ajudando com o que sei e o que posso, fazendo legenda com as equipes!

16 Curtidas

Em alguns países sobram as doaçoes, mas aqui no Brasil não temos muito esse costume. Vamos ser mais fiéis e teremos um site cada vez mais ÓTIMO!

9 Curtidas

Oi, não sou vip, mas tenho uma ideia legal, porque não colocar NUMEROS?

Colocar visivelmente para todos o quanto custa o site, detalhadamente cada parte, e a meta do mês seria bater esse numero e o que sobrar seria para mes seguinte (seria sonhar?)

Ao inves da mensagem inicial do site ser esta atual, poderia ser a meta os valores e a maneira de doar, não precisando ser VIP, doar quanto quiser. assinaturas de 5,10,20 reais… doações basicas de 1 real em adiante, doar seu proprio valor (com a meta atualizando no momento)
e no site mesmo do lado do logo a meta a ser atingida do mês e a porcentagem atual e se ja bateu ja atualiza para o mes seguinte…

Eu acredito que a transparencia ajuda muito e atualização no memomento dos valores também.

anyway apenas uma ideia, tenha um bom dia.

35 Curtidas

Estava pensando exatamente nisso! Um Fundraiser Chart com a meta mensal a ser alcançada! Todo mês a meta é atualizada, e doa quem quiser doar. Se passar da meta, fica para o mês seguinte! :slight_smile:

Outra coisa, não é possivel colocar mais formas de doações, além do PagSeguro? Paypal, PicPay, etc…

14 Curtidas

Olá, primeiramente parabenizar vocês pelo site, é o melhor conteúdo da internet sobre legendas.

Entendo perfeitamente o problema de vocês, aliás eu como usuário deste site comecei a contribuir financeiramente para ajudar vocês a manterem o mesmo no ar.

Posso contribuir com vocês financeiramente, todo mês ou até mais que isso quando tiver um dinheiro restando. Farei o possível nesse sentido para ajudar vocês.

Abraço a todos

7 Curtidas

Recorrer a anúncios esta longe de ser um passo para trás, pelo contrario, se o caminho para salvação do site e todo seu conteúdo de ampla qualidade for esse, seu uso é de extrema necessidade. Um site com anúncios mas mantendo as legendas de qualidade é sem duvida melhor que um site que não existe.

9 Curtidas

Eu realmente quero ajudar vocês, eu fui um legender e eu conheço a trabalho de vocês e reconheço a importância do site. Eu estou desempregado, estou passando pela crise e eu não tenho como ser um apoiador. Eu peço desculpas.

5 Curtidas

Pessoal,

A ideia de transformar o Legendas.tv em portal é um projeto que já está maduro pra acontecer.
Entendo que a atual estrutura tem problema financeiros, mas esperamos que isto será resolvido.
Eu sou profissional de TI há algumas décadas e atualmente desenvolvo projetos de transformação digital e novos negócios e tenho certeza que poderia colaborar no futuro.
Minha formação em sistemas e metodologias poderiam contribuir neste sentido.

Uma sugestão para os administradores:
Embora sempre existirá resistências, o modelo de aquisição de serviços de forma recorrente está solidificado. Vide Netflix, a Amazon e tantas outras operando neste formato.
Portanto, o Legendas.tv cobrar uma mensalidade, mesmo que irrisória, talvez não resolva o problema estrutural, mas poderia dar uma aliviada no caixa.
Elimina isto de pagamento opcional pra ter algum benefício extra (sem propaganda, por exemplo).
Adotem uma nova política de serviços.
Certamente, boa parte dos consumidores do legendas.tv pagam Netflix e ninguém reclama. E já é barato!

Portanto, fica aqui minha sugestão: pagamento recorrente pelos serviços.

No momento que acharem oportuno, entrem em contato que terei o maior prazer em contribuir com novas ideias para transformar o legendas.tv num big portal.

Abraços!

Orozimbo Rosa

8 Curtidas

Meu nome é Viviane, tenho 60 anos e uso o LTV há mais de 6 anos (nem tenho certeza desde quando)
Aprendi com vocês o significado de legenders, torrents, semeadores, e por aí vai.
Aprendi com vocês a baixar, achar a legenda certa, acertar a legenda com o vídeo, etc.
Hoje em dia quase não vejo nada na TV que não sejam séries.
E sempre procuro as legendas aqui.
Por confiar no trabalho de vocês.
Faz tempo que quero contribuir de alguma forma, mas os últimos anos foram complicados financeiramente.
Mas se houvesse uma maneira de contribuir um pouquinho de forma simples, eu toparia.
Espero que encontrem uma boa saída prá essa situação.
De toda maneira agradeço profundamente tudo de bom que tenho recebido de graça de vocês!

6 Curtidas

Boa noite!
Sou de Portugal e já há algum tempo que quero contribuir com alguma doação, mas deixou de haver opção para contribuir, para quem está fora do Brasil.
Acho que o trabalho que vocês fazem é de louvar.
Espero que encontrem uma solução para que possam continuar e outra para que eu possa contribuir desde Portugal.
Abraços

8 Curtidas

PayPal seria óptimo: :+1:
:muscle:

4 Curtidas

Concordo plenamente, pois tendo tantos usuários todo valor será bem vindo.
O problema maior são as opções de dez reais debitado em cartão de crédito
ou fazer uma doação de trinta reais.
Coloque uma conta ou boleto para que possamos fazer as doações.

Entendo o lado de vcs. Utilizo o site há anos. Muitos mesmo. Mas não entendo essa coisa de “ou pagam ou fechamos” porque não queremos colocar espaços publicitários. Coloquem ué! Se existe essa possibilidade, não vejo motivo relevante para não dispor dela. As legendas são para serem utilizadas com filmes baixados quer não foram pagos para serem assistidos. Acho muito difícil que as pessoas que não querem/podem pagar pelos filmes que assistem passem a pagar pelas legendas.

Prezados, com todo o respeito …
Se tem uma coisa que a internet me ensinou nos últimos 19 anos (sim, estou aqui desde os primórdios), é que não adianta remar contra a maré.
Os que tentaram , tombaram no caminho.
Se vcs não incluírem patrocínios e uma forma de se remunerar com redirecionamentos … vcs vão fechar.
Não adianta meu depósito, dos demais que já se manifestaram aqui, e de quem porventura se interessar em depositar.
O que acontecerá é que a grande maioria simplesmente irá procurar outro lugar. É fato.
Sabemos da qualidade e organização do site, mas não terá jeito.
Basta ver o número total de usuários que baixam legendas, comparado com o número de pessoas que veio aqui neste espaço postar um recado.
Minha sugestão … pensem logo numa forma de remunerar com redirecionamentos ou algo parecido, caso contrário , The end is near ! Infelizmente.

1 Curtida

Para quem não quer ver propagando no site é ótimo solicitar que permaneçam assim (sem propagandas), mas depois que o site sair do ar essas pessoas irão para outros sites com propaganda e pronto. simples assim.
Não tem como comparar com netflix, amazon, … esses são conteúdos exclusivos, (em alguns casos) te levam o pacote todo e não só legendas, e , em alguns casos não tem concorrentes em diversidade maior que 10 , ou algo assim.
O que nos trás aqui no Legendas.tv é a praticidade.Simples.
Pois para legenda o opensubtitle é o local quase que definitivo. (cheio de propagandas e redirecionamentos).
Não deem murro em ponta de faca.